A tradicional Feira de Embu das Artes é uma das principais atrações turísticas da cidade. Desde 1969, as ruas do Centro Histórico são ocupadas por artistas e artesãos, que expõem e vendem seus produtos. A variedade é grande: pinturas, esculturas, porcelanas, bijuterias, instrumentos musicais, estofados, cestarias, vestuários, rendados e uma série de objetos utilitários ou decorativos.
As histórias sobre o início da feira são muito variadas. A mais famosa é a de que a Feira teve início em 1969 graças à visão e disposição do grande artista Mestre Assis. De acordo com depoimentos de moradores e artistas de Embu das Artes, foi o Mestre Assis quem organizou e idealizou a primeira edição oficial da Feira.
A ideia surgiu a partir da criação da Feira da Praça da República, no centro da cidade de São Paulo, em 1966. Assis percebeu que Embu das Artes, por seu intenso movimento artístico e hippie, tinha o cenário perfeito para abrigar uma feira artística também.
Assim, Mestre Assis começou a convidar artistas que participavam da Feira da Praça da República para ir até Embu das Artes expor seus produtos aos sábados. E foi assim que tudo começou!
A partir de então, diversos artistas foram agregados à Feira, que só cresceu a cada ano. Os expositores, que antes vinham para Embu das Artes apenas aos sábados, começaram a passar a noite na cidade e expor aos domingos também. Com o tempo, começaram a morar e participar da vida ativa da nossa querida cidade.
Fonte: embudasartes.net